sábado, 13 de outubro de 2007

AMAS: Associação de Música Alternativa de Sapucaia... Enfim nos organizamos!

Um assunto que há muito tempo anda sendo discutido nos bares, guetos e comunidades de Sapucaia (e em boa parte da região metropolitana) pelos integrantes da cena rock atual é a falta de público nos eventos que ocorrem por aqui e a falta de integração e companheirismo entre as bandas da própria cidade e das cidades próximas. Em canoas, isso vem sendo aliviado com a excelente iniciativa da galera da B.I.L (Bandas Independentes Locais) que mostraram que é possível sim, com algum esforço e empenho, montar uma organização forte e sólida, que apesar dos problemas, estão conseguindo atingir o objetivo, que é a divulgação e integração das bandas de Canoas (e ainda uma banda convidada de outra cidade) com um público que cada vez mais apóia os shows que são realizados pela B.I.L..

Aí vem a pergunta: O que fazer para tentar ajeitar essa cena que engatinha por aqui? Sapucaia não tem uma associação que trabalhe em prol do Rock como a B.I.L... Então... O que fazer?

Uma associação. Sim, isso mesmo, uma associação como a própria B.I.L. Iniciativas como a deles é um grande passo para o crescimento da cena local de uma cidade e da criação de um vínculo entre as cidades. E é o que estamos colocando em prática desde o final de setembro em reuniões semanais, em Sapucaia. Nos reunimos depois de alguns contatos com o Gremista e o Secretário da Cultura Cláudio Duzac, para a idealização da associação: Eu (Thiago), O Gremista, que atualmente cuida da agenda do Cigana do Rock, O Jeison, da banda Redrum , o Tiago, baterista da banda Os Diletantes, o Lúcio, da banda Telefunkey e ainda o apoio do Ricardo que é presisente da AER (Associação esteiense de Rock) e faz parte da Produtora Texugo Rock, e do Cláudio Duzac, secretário da Cultura de Sapucaia (não é jabá não hein, o cara ta apoiando mesmo). Um calendário com 12 bandas de sapucaia, uma Coletânea por ano reunindo as bandas em um Cd somente com trabalho próprio, Shows abertos para o público com uma estrutura decente tendo um caráter cultural e beneficiente, Oficinas de música para crianças carentes de escolas do munícipio, dada pelos próprios integrantes das bandas associadas, são só alguns dos projetos em pauta nas reuniões atualmente.

Com um nome definido na terceira reunião que fizemos, a AMAS, Associação de Música Alternativa de Sapucaia, está em processo de formação e legalização, mas já estamos trabalhando na primeira meta: o Rock in Rua. Um palco na rua, estrutura de qualidade e bandas mostrando o melhor do Rock’n Roll (e toda as suas vertentes) para o púbico conhecer a associação de cara, e para todos verem que isso não vai ser mais uma associação para figurar na lista de nomes da prefeitura. O que queremos é espalhar o melhor do Rock para a cidade e ajudar a alavancar as bandas das garagens e dos becos da cidade.

É isso aí galera, vamos arregaçar as mangas e botar pra quebrar em nome do Rock e da cultura local, trazendo oportunidades para todas as bandas da cidade. Quem estiver interessado em participar das reuniões, é só comparecer todas as terças-feiras, às 20:00 hrs ao Bar Cigana do Rock, que está sendo utilizado como sede temporária para podermos fazer as reuniões, e participar...

Em brve mais detalhes sobre a Associação.

"Primeiro Sapucaia, logo o mundo"

ARREVOÁ

1 comentários:

Unknown disse...

boa thiago!!!!
agora a parte mais dificil ja passou !!!
vamos nos erguer e a cena da música alternativa da nossa cidade vai junto!!!!
abraço!!!