domingo, 23 de dezembro de 2007

Metal Defenders: Metaleiros são bons companheiros

Sábado passado fui conferir, a convite do Charles da banda Overture, o festival Metal Defenders no Estúdio Rock Bar em Canoas que reuniu quatro bandas da cena gaúcha, que estão surgindo como bons nomes no cenário do metal na região: Eridanus, Overture, Sastras e Shadow's Fantasy. Em sua maior parte o festival correu sem problemas e as bandas deram show com bons repertórios - que sem contar a Overture estavam minados de canções do Iron Maiden - e com visuais assaz legais, principalmente o da vocalista Renata da Sastras que até encenaram um ritual no inicio do show. Ela, vestida de princesa noiva, participa do ritual macabro dos discípulos de satã (que na verdade são os outros integrantes da banda vestidos de morte com uma foice de plástico XD) e que sacrificam a princesa noiva antes da banda começar a tocar e - mistério e efeitos de fumaça no ar - tcharam!! Espada ao alto e ela levanta dos mortos e começa a cantoria. Muito assaz.

Banda Sastras encenando um Ritual antes do Show

No decorrer dos shows eu fui observando alguns itens interessantes de salientar. As bandas que ainda podem ser consideradas iniciantes (bandas, vejam bem), mostraram uma evolução (sonora e etcs) bem clara em relação a shows anteriores que eu havia visto (tirando a Shadow's Fantasy, que eu ainda não conhecia) e estão com muito mais atitude e mais leveza no palco, passando uma boa impressão à quem assiste ao espetáculo, além de empolgação nas músicas e performances. Em relação a evolução, destaques para a Overture que melhorou muito a sonoridade e a presença de palco que não haviam me empolgado tanto no show que eu tinha visto anteriormente no próprio Estudio Rock Bar, e a Sastras que decorou o palco com um cenário muito bacana (apesar de total caseiro =D) e mostrou que pode ser muito mais do que guitarra, baixo, bateria e uma vocal bonita.

Overture

A Eridanus, mostrou uma boa evolução mas ainda não mostrou um acerto convincente no palco. Peca na falta de variações das tonalidades de voz da vocalista Débora, que torna o show um pouco monótono, mas no mais mostra que pode dar certo sim. E no fim, a grande surpresa da noite, pelo menos para mim, a banda Shadow's Fantasy. Apesar de ainda ser praticamente uma banda cover, mostrou com uma guitarra apenas o que muita banda não consegue, qualidade, muita qualidade. Apresentou covers de Angra, Rhapsody e Iron Maiden (dentre outras) que foram praticamente perfeitas, sério, foi de babar o que o Alex fez na guitarra. Solos perfeitos e harmonias terrivelmente iguais, como em Dawn of Victory do Rhapsody. Parabéns à ótima apresentação da banda Shadow's Fantasy.

Eridanus

Eu não poderia deixar de notar o ponto mais positivo desse festival: A união entre as bandas que tocaram. Não houve estrelismos e indiferenças (pelo menos eu não vi), o que é bem comum nesses festivais. E eu vi um companheirismo invejável entre os integrantes que subiam ao palco agradecendo com humildade e fazendo o que todos queriam: um bom metal!

Banda Shadow's Fantasy encerrando o show e o festival no Estudio

E também o ponto negativo: O de colocar três bandas com vocais femininos. Nada contra as bandas, pois são ótimas, mas acho que seria legal ter pelo menos dois vocais masculinos. Três vocais femininos pode ser meio cansativo, pois os estilos (das bandas que se apresentarão ao menos) são semelhantes. Então fica a dica. Mas no mais a galera da organização está de parabéns, o festival foi foda! Confiram algumas fotos assaz do evento e um vídeo da banda Shadow's Fantasy:

Renata, vocalista da Sastras

Eridanus

Juliana Vocalista da Overture

Banda Shadow's Fantasy

Mais Fotos, no:

Álbum do Sapucaos no flickr.

P.S: Fotos tiradas por Fabricio Campos de Menezes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa cara!!
bandas tocam coisas tao dificeis e mostram que podem se escoforçando fazer um som de qualidade;
Bããã eu vi ali no youtube o video da Shadow's Fantasy tocando carry on do angra, nossa! realmente muito bom, me avisem quandu tiver show desssa banda denovo, realmente de parabens.


abração Sapucaos

Unknown disse...

É verdade, todas as bandas da cena de metal se esforção muito para conseguirem alcançarem o sucesso... algumas se destacam mais que outras, mais o esforço é imenso, de todas elas.

NEste show, tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que sei que se esforçaram muito para conseguir estar ali.

E a Shadows Fantasy é foda cara. Se tu tiver oportunidade de ver esses caras não perde pois tu não irá se arrepender... e pode deixar que eu aviso quando souber de algo.

Abração Alan e Vlw!



Pode Deixar