quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Feeds?? Ãhn? O que? Onde? Que bicho é esse?

Você já deve ter se perguntado quando acessou o sapucaos e deu de cara com esse símbolo:

Meio estranho, alaranjado e com listras brancas na coluna à esquerda do blog vom a frase: “Assine o Sapucaos”.

O que é isso? Sapucaos tem que pagar agora? Não, não mesmo.



Do blog Revolução etc uma explicação bem simples:

“Imagine que você gosta de várias revistas e livros e geralmente para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para poder adquirir o que você quer. Agora imagine o comodismo que seria, se todas essas bancas tivessem um serviço de avisar quando cada revista que te interessa chega e ainda, levá-las até a sua casa sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.”



A melhor forma de utilizar os feeds é com o que chamamos de agregadores (ou leitores) que servem para administrar todos os sites agregados em um local só se atualizando periodicamente sempre que o site publicar algo novo (também pode ser utlizado os navegadores, programas utilizados para acessar a internet, como o Mozilla Firefox que funcionará da mesma forma).

Esses agregadores existem em duas formas: Em forma de programa que você baixa e instala na sua máquina podendo acompanhar os feeds no seu pc sem precisar abrir o navegador (que eu não recomendo muito) e através de sites especializados em agregação de conteúdo, como o netvibes, o bloglines e o google (sim o google Serve para isso também =D). A vantagem dos sites em relação ao programa é que você pode acessar em qualquer pc que tenha a internet pois o programa instalado na máquina te limitará a ver as noticias apenas no seu pc. E o site é só você abrir e efetuar o login que todas as noticias dos sites que você escolheu estará ali.

Hoje em dia a maioria dos blogs e sites de noticias utilizam do serviço de feeds para facilitar a vida do usuário. Agora imagine sempre que você quiser ver alguma noticia ou entrar no sapucaos para ver se tem algo novo, normalmente você terá que digitar o endereço ou procurar no google pois você não se lembra do mesmo, entrar no site esperar carregar todas aquelas coisas que não te interessam e ver que não tem nada de novo... doyoumotherfucker! Pois é. Por isso o uso dos feeds.

Que legal! Como eu uso isso?

É simples. O primeiro passo é escolher qual agregador você vai usar. Um bem prático e que eu aconselho pela simplicidade e rapidez é o google reader, leitor da google. Para quem tem orkut, o login do mesmo pode ser usado no reader também. E para quem não usa, um cadastro rápido é feito para você poder usá-lo.

O segundo passo é passar para o agregador (no caso o google reader) o endereço do site que você quer ver as atualizações. Vá ao site e copie o endereço de feed (geralmente o próprio navegador da internet tem aquele botãozinho laranja na barra de ferramentas dele) do mesmo ou clique naquele botãozinho laranja com listras brancas que ele te levará direto para a inscrição do site no leitor. Por exemplo, se você quisesse adicionar o sapucaos ao seu leitor de noticias é fácil: o endereço de feed do sapucaos é o seguinte: http://feeds.feedburner.com/Sapucaos . Agora selecione e copie ele. Depois vá ao seu leitor (no caso o google) clique na opção onde diz “Adicionar conteúdo” e lá naquele espaço que se abre. Pronto, à partir disso você pode colocar quantos sites quiser e ver todos eles em um lugar só. Prático não? Qualquer dúvida deixa um comentário que eu ajudo a configurar seus feeds. E ainda fica um vídeo do youtube para esclarecer qualquer dúvida: