domingo, 30 de setembro de 2007

Frank Jorge em Sapucaia...

Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não publiquei a matéria antes por total falta de tempo (e falta de luz contínua na minha rua =]) e ainda agradecer ao Ricardo da Texugo Rock pelo convite para fazer a cobertura desse show, foi uma honra fazer a cobertura do Show do Frank. Quem não foi nesse show perdeu uma das poucas oportunidades de verem uma ótima amostra de um dos nossos maiores ícones do Rock gaúcho.

Em uma noite que os oceanos decidiram descer dos céus numa chuva interminável, eu vi que Sapucaia pode e deve acolher shows com bandas de maior porte como a do Frank Jorge. Com duas bandas de abertura, Walter Victor e Lokos d'Bira, a noite teve o seu início na casa New Music House (perto da prefeitura) com a Walter Victor que desfilou vários covers dos Beatles e outras músicas da época com uma boa pegada, mas com um certo desentrosamento da banda, preparando a galera para o que estava por vir.

A Lokos D'Bira, que já havia aberto shows da Graforréia Xilamôrnica em Canoas e do Jupiter Maçã em Sapucaia, subiu ao palco e destoou, com uma qualidade e entrosamento impecáveis, e vários rocks com pegadas sessentistas e um toque gaúcho indíscutível, relembrando bandas dos tempos de ouro do Rock, em suas músicas próprias. Teve ainda a participação do Frank Jorge em uma interpretação da música "Empregada" da Graforréia Xilamôrnica, fechando a participação da Lokos, abrindo espaço para a atração principal da noite subir ao palco.

O Frank subu ao palco as duas da manhã, já rasgando as expectativas com a música "Pensando Nela" da Graforréia. Em um show praticamente dividido entre os seus dois Cds Solo, Carteira Nacional de um Apaixonado(2000) e Vida de Verdade(2003), o Frank apresentou-se maravilhosamente em um pouco mais de uma hora de show, com muita irreverência e simpatia, contando ainda com clássicas como Amigo Punk e Lugar do Caralho fazendo a galera ir ao delírio, pulando do inicio ao fim. E no BIS ainda tivemos uma interpretação de uma música do musical JM (sic), tirando risadas do público. Quem perder esse não garanto que vai ter oportunidades como essa, de ver musical JM ao som de Frank Jorge...

Antes dos shows rolarem, ainda tive a oportunidade de bater um papo com o Frank dentro do corredor Camarim da New Music House. O papo informal passou sobre o que o Frank acha das bandas que estão começando agora, estilos de som das bandas, da cena que acontece no vale dos sinos e na Grande Porto Alegre e até sobre downloads de Cds. Sobre a Cena da música, ele me falou em uma visão bem otimista, que as cidades daqui da região tem muito a oferecer ainda, e que é natural que shows como o dele não lotem, e que tem muito o que trabalhar a cabeça da galera para trazer um público maior para shows de bandas como a dele. Ainda elogiou a iniciativa de casas como a New Music House, Estudio Rock Bar, etc em trazer bandas para as cidades daqui, que isso já é um grande passo para a cultura local expandir-se. Sobre os downloads de cds, sem pagar nada para o artista, ele disse que isso é natural e que o artista ganha cada vez menos com venda de cds, e que o download ajuda a divulgar bandas que não estão em rádios-jabás e na mídia televisiva, como o próprio Frank. Mais um incentivo para podermos alavancar a cena.

ARREVOÁ

0 comentários: