quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Zefirina!! Zefirina!!

Eu conhecia o Zefirina Bomba de algumas músicas deles que eu baixei do Cd NOISECOREGROOVECOCOENVENENADO no site do trama, e de algumas entrevistas e matérias que eu vi na merda da MTV há um tempo atrás. Sabia que os caras faziam e aconteciam no palco e que já tinham feito ótimos shows em Canoas, Porto Alegre e Novo Hamburgo, eu até recebi um convite para fazer a cobertura do show deles em Canoas (na sexta), mas recusei e deixei para apreciar a reestréia do bar Cigana do Rock em Sapucaia. Não me arrependo nem um pouco.

Tirando os pequenos problemas "técnicos" como atraso e problemas com o microfone, além de que mais uma vez a galera não compareceu em peso ao show, esse show vai para a lista dos melhores. A banda RockFort, que veio junto com a Zefirina de POA, subiu ao palco às sete e meia da noite para a sua apresentação. Confesso que ainda não conhecia a banda, mas pelo que eu vi, é mais uma banda em forte ascensão para adicionarmos ao cenário do rock gaúcho independente. Com palhetadas nervosas na guitarra de Toré e "baixos" e "baterias" cadenciados, a RockFort executou um repertório praticamente só de músicas próprias, mostrando uma puta presença de palco e no maior estilo "espirito Rock'n Roll" fechando o show com classe, junto à Zefirina no palco, com Break on Trough dos Doors.

Logo após veio Os Diletantes, de sapucaia do sul. Não sei se já disse isso, mas eu dou alguns meses para a banda estar tocando em tudo quanto é lugar por aí. Em uma das melhores apresentações que eu já vi deles, o vocalista bugrão (Stênio) mais do que inspirado e a banda mais do que acertada (mesmo trocando o baterista a pouco tempo), os Diletantes reviveram o bom e velho rock'n roll gaúcho em um repertório inteiramente de músicas próprias tocadas em pouco mais de meia hora, que alternaram entre baladas e canções hilárias (como Diazepan), além de rocks mais do que empolgantes, fazendo qualquer um se mecher. Ainda não conhece eles? Pois conheça, não irá se arrepender.

Fechando as bandas de abertura, subiu a banda Bleff, de são leopoldo. Com algumas levadas de rock inglês, misturando riffs pegados à melodias um tanto quanto "grudentas" a banda trouxe também um repertório de próprias, e que não agradou tanto a galera, que esvaziou na hora do show. O que foi uma injustiça. Pois os caras não fizeram feio, e mostraram muita qualidade em cima do palco, apesar de estarem passando por reestruturações. A Bleff é uma das melhores bandas na cena do Vale dos Sinos com certeza...

E o que dizer do show do Zefirina?? Bah, os caras são demais. Agitaram do inicio ao fim, com um incansável vocalista Ilso, que fez malabarismos naquele mini-palco do cigana, esgaçando seu "violão-envenenado" em uma fúria empolgante, com um baixo mais do que vibrante em distorções delirantes do baixista Martim, e as quebradas rápidas e envolventes do batera Guga fazendo uma mistura de estilos impressionante num punk-surf music-grunge-hardcore-música regional. O Cd NOISECOREGROOVECOCOENVENENADO foi a base do setlist da noite, que teve direito ainda a uma versão pauleira de aneurysm do Nirvana, uma música-protesto e muita simpatia dos caras na finaleira do show. Apesar de ter sido um show "meio corrido" (eles tinham que pegar o ônibus para São Paulo na mesma noite) fiquei impressionado com a qualidade dos caras no palco, que me passaram uma impressão de mesmo eles sendo uma banda que já passou da fase de "pequena" apreciam e respeitam todo e qualquer número de público, não é à toa que estão concorrendo ao VMB da MTV. E fico feliz por saber que bandas independentes podem sim dar certo um dia, isso me motiva para continuar trilhando meu caminho do rock com certeza.

Uma coisa ruim apenas: público. Como uma banda como Zefirina Bomba (além das bandas que abriram), à um simplório preço de sete reais, não lota a casa? Qual é a desse público sapucaiense? Será que preferem pagar quinze reais em um show do Zefirina em POA, do que ir no Cigana em Sapucaia por metade disso? Quando que essa galera irá se mecher para ir em shows por aqui? Quando as casas fecharem? Reflitam sobre isso. Depois não reclamem.

Parabéns aos organizadores da Texugo Rock que trouxeram esses excelente shows para cá. E a galera que foi ao show para curtir os shows e a reabertura do Cigana.

ARREVOÀ!!

2 comentários:

quel disse...

oi, thiago!!! poxa, fiquei hiper feliz de vc ter comentado no meu humilde blog, vou linkar o sapucaos tb, eu sou doida com música e vou devorar tudo! valeu aí!!! um abração

Anônimo disse...

O efeito estufa seria uma boa explicação, não tinha pensado nisso... Outra coisa: só por teles linkado a Graforréia, já tens minha admiração. Os caras são demais. Fui em uns 15 shows deles, desde 1993, quando os conheci (e na época em que morei em Porto Alegre). Um abraço e é uma pena que não tenha um link aqui para apagar, hohoho!